REVISTA LIVROS & LEITURAS

A REVISTA LIVROS & LEITURAS está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

quinta-feira, 21 de março de 2019

MemoryBook: Os Sonetos de Shakespeare


Uma das traduções mais doces de Shakespeare! Vasco Graça Moura reúne aqui 154 sonetos de Shakespeare permitindo sonhar aquele mundo que conheci na escola secundária e posteriormente na universidade. Versos perfeitos, recheados de sentimentos e verdades.

Os sonetos ingleses ou shakespearianos diferentes dos sonetos petrarquistas de Camões, obedecem à regra dos 14 versos dispostos numa única estrofe e com um dístico final. A tradução que aparentava ser de difícil alcance, acontece através das mãos de Vasco Graça Moura e terminam numa obra difícil de resistir. As páginas formam um momento de rara beleza, um reportório sobre o amor, o tempo e a sua limitação, a paixão, o desejo erótico, a beleza feminina e a própria solidão.

Para além dos poemas de Fernando Pessoa, este é um Livro de sempre, recordações elevam o espírito e sorriem à minha alma.

Soneto 59

Se nada é novo, e o que hoje existe
Sempre foi, por falha a nossa mente
E, se esforçando por criar, insiste,
Parindo o mesmo filho novamente!
Que do passado houvesse uma mensagem,
Já com mais de quinhentas translações,
Mostrando em livro antigo a sua imagem
Quando a escrita mal tinha convenções!
Para eu ver o que então diria o mundo
Da maravilha dessa sua forma;
Se nós ou eles vamos mais ao fundo,
Ou se a revolução nada reforma.
Estou certo que os sábios do passado
A alvo pior tenham louvado.
Isabel Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário