REVISTA LIVROS & LEITURAS

A REVISTA LIVROS & LEITURAS está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

sexta-feira, 15 de março de 2019

News: nos Açores com Genuíno Madruga e Hemingway



 Mário Gonçalves e Genuíno Madruga
 Obras de Ernest Hemingway expostas no restaurante
“The World As I Saw It” narra as suas viagens 


Na recente deslocação que fiz ao Faial (Açores), almocei no Restaurante Genuíno, localizado a "dois passos" da praia do Porto Pim na Horta, a escaços metros da Fábrica da Baleia. 

A especialidade é, como aliás não poderia deixar de ser, pratos de peixe frescos do mar. Espécies que nunca ouvi falar. E confesso que até não sou dos mais leigos na matéria. 

É óbvio que não fui ao Genuíno por acaso. Depois de algumas buscas (pelos TriAdvisor´s e família Lda.) aquando da preparação desta minha deslocação aos Açores, verifiquei que poderia ali encontrar o proprietário, Genuíno Madruga, o primeiro açoriano a circum-navegar o planeta em solitário a bordo do veleiro Hemingway. E acertei. 

Valeu a pena conhecer este homem que já deu a volta ao mundo três vezes e que se prepara para mais uma viagem aos 70 anos de idade, confessou-me. Em poucos minutos de conversa, aprendeu-se mais do que ler alguns livros da especialidade. Tive pena de ter o tempo contado e de não poder privar mais uns instantes com este grande mestre dos mares. 

É um apaixonado por Ernest Hemingway. Quando soube que também eu já segui os passos do autor na Finca Vigía e no bar Floridita, em Cuba, foi o rastilho para nos guiar pela sala e mostrar os seus troféus de viagem. Cada objeto tem uma história e nada está ali no restaurante por acaso. 

Logo que se entra na sala de rés do chão, encontramos uma vitrina com dezenas de obras de Hemingway. A que se destaca mais, e que até aparece em diversas línguas, é “O Velho e o Mar”. 

Bem a vista de todos, quase como um galardão, surge-nos em cima do balcão um gigante livro da sua autoria e que narra as suas aventuras pelos oceanos. Chama-se “The World As I Saw It”. Brilhante! 

Quando forem à Horta, visitem o Restaurante Genuíno. Espaço muito acolhedor e comida muito boa. Vale mesmo a pena!

Mário Gonçalves



Sem comentários:

Enviar um comentário