REVISTA LIVROS & LEITURAS

A REVISTA LIVROS & LEITURAS está nos 4 cantos do mundo em www.revistalivroseleituras.com...Atualizações a qualquer momento no Facebook, Instagram e Twitter...

sábado, 30 de março de 2019

Portugal e o Brasil nos Oceanos da História


“A minha minha Pátria é a língua portuguesa, diz o poeta. Ela sempre foi e sempre será uma porta e um dos melhores veículos de comunicação. 

Desde muito cedo, que os mais letrados se aperceberam desse facto e foi por aí que começaram, muito antes de tentarem começar a conquistar terrenos. “No reinado de Dom Diniz I, uma das ações mais importantes foi a instituição da língua portuguesa como idioma oficial da Corte, em 1297. O português teve início na Galiza e no norte de Portugal, derivado do latim vulgar que foi introduzido no oeste da Península Ib´rica, h´cerca de dois mil anos. Além de Oficializar a língua portuguesa, um dos marcos mais importantes da administração de Dom Diniz I foi a criação da Universidade Portuguesa, no dia primeiro de março de 1290.”

Neuzemar Gomes de Moraes deixa-nos aqui os principais dados biográficos dos 34 reis portugueses, de D. Afonso Henriques a D. Manuel II. São 770 anos de história, quatro dinastias, entre 1139 e 1910. Mais de meio milhar de páginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário