REVISTA LIVROS & LEITURAS

A REVISTA LIVROS & LEITURAS está nos 4 cantos do mundo em www.revistalivroseleituras.com...Atualizações a qualquer momento no Facebook, Instagram e Twitter...

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Salvaterra de Magos, uma Vila Histórica no Coração do Ribatejo


Salvaterra de Magos, uma Vila Histórica no Coração do Ribatejo, é um dos 50 livros de José Rodrigues Gameiro. Já vai na 3ª edição, mas está praticamente esgotado. 

Tal como reflete muito bem o título, o livro deste cronista e historiador salvaterense passa em relevo algumas passagens da sua terra natal 

Depois de muitos anos de investigação, José Rodrigues Gameiro começa por lembrar que Salvaterra de Magos está situada numa zona muito bem localizada, a 50 quilómetros de Lisboa e a 30 de santarém. 

Costumo dizer, a título de piada para chatear alguns amigos “urbano-depressivo”, que ao residir em Salvaterra, estou longe de Lisboa, mas perto da capital, com a vantagem de viver no campo, 

Nesta sua obra, o autor procurou não recuar muito no tempo. Creio até que foi inteligente ao fazê-lo. Assim encontra nos seus leitores (ainda vivos) as suas vivências com as realidades de um passado recente. 

Seja como for, não quis deixar de, logo no início da obra, situar o berço de Salvaterra de Magos e sentiu-se obrigado a recuar ao século XIII e ao Rei D. Dinis. 

O livro aparece também muito bem ilustrado, o que ajuda a compreender muitas das interessantes passagens históricas, escritas com a inteligência e a pena de José Rodrigues Gameiro. 

Quanto ao resto, o melhor é ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário