REVISTA LIVROS & LEITURAS

A REVISTA LIVROS & LEITURAS está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A Barca de Paulo


Como é sabido, nos anos do pontificado de Paulo VI, a barca da Igreja teve de navegar contra ventos e no alto-mar agitado por contrastes, contestações, oposições, inimizades, perseguições.
Paulo VI foi contestado por minorias, entre si contrapostas: uma constituída pelos progressistas exagerados, e a outra pelos tradicionalistas, desde sempre seus opositores.
Paulo VI amou profundamente a Igreja. Sentia-se lacerado, tentado, débil, incerto.
Por isso, preparara em tempos não suspeitos a sua renúncia, em caso de doença incapacitante.

E, todavia, quis permanecer até ao fim ao leme da Igreja, convencido de que «a Igreja é de Cristo [...] Ele próprio a ama [...] é Ele quem opera, é Ele quem sustenta a sua economia, o seu plano [...]»; a barca não lhe pertencia, porque era de Cristo, «sendo claro que era Ele e não outros quem a guiava e salvava».
O Senhor não abandona a sua Igreja, mesmo que às vezes a barca esteja quase a naufragar.

O caminho da Igreja, de cada comunidade cristã, de cada um de nós, conhece e conhecerá contrariedades, horas de temor, sofrimento e fadiga. Mas Paulo VI encoraja-nos a não ter medo. Cristo, que por vezes pode parecer ausente ou a dormir na popa, está presente mais do que nunca, e guiará a barca da Igreja até ao porto seguro do Reino de Deus.

Diz o Papa Francisco sobre os textos aqui reunidos: «Li com admiração estas cartas de Paulo VI, que me parecem um humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja, e uma prova ulterior da santidade deste grande Papa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário