REVISTA LIVROS & LEITURAS

A REVISTA LIVROS & LEITURAS está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

terça-feira, 7 de abril de 2020

Sem Nunca Chegar ao Cimo


Se ler é viajar sem sair do lugar, o que se poderá dizer quando nos confrontamos com o género literatura de viagem? Mais: o que poderemos dizer quando estamos perante um autor viajante? 

Paolo Cognetti, pai de As Oito Montanhas, está de regresso para nos proporcionar uma viagem aos Himalaias. Sem Nunca Chegar ao Cimo, livro publicado em Portugal pela D. Quixote, permites uma interessante viagem, muito bem descrita, como se estivéssemos no lugar. 

O que procuramos quando embarcamos numa viagem? Talvez exista um destino ou um cume que ninguém tenha alcançado, ou talvez a razão de viajarmos seja a própria viagem. 

Este diário de viagem, muito bem escalado em termos temporais e espaciais, é a história profunda, terna e estimulante do confronto com os nossos limites físicos, da erosão de muitas certezas antigas, da beleza das pequenas coisas e de como podemos encontrar o equilíbrio interior. 

Paolo Cognetti conta-nos esta experiência inesquecível, em que o poder da amizade, a magnificência da natureza, a diversidade dos lugares que descobriu e das pessoas que conheceu, os altos e baixos dos trilhos percorridos e as diferenças de altitude são como uma viagem da mente, do corpo e do espírito.

Sem comentários:

Publicar um comentário