REVISTA LIVROS & LEITURAS

A Revista Livros & Leituras está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

sábado, 24 de abril de 2021

News: maior plataforma portuguesa de streaming de eBooks e audiolivros já está online


Fruto de uma parceria do grupo editorial LeYa com a Rakuten Kobo, líder mundial de venda e publicação de eBooks e audiolivros, a plataforma Kobo Plus e_LeYa entrou em funcionamento esta semana, dando acesso ilimitado a centenas de milhares de conteúdos, mediante subscrição mensal. Os primeiros 30 dias são gratuitos.

Mais de 8000 eBooks em português, mais de 700 conteúdos áudio, também em português - de audiolivros a podcasts e originais, com novidades acrescentadas todos os meses -, e com mais de 599 mil eBooks e 94 mil audiolivros em inglês, espanhol, francês, português do Brasil e diversas outras línguas. Assim se pode resumir a oferta de conteúdos que esta semana passou a estar disponível para quem, em Portugal, subscrever a nova plataforma Kobo Plus e_LeYa. Portugal será o segundo país do mundo a conjugar eBooks e audiolivros na mesma plataforma Kobo que, além dos da LeYa, reunirá e dará acesso ilimitado a conteúdos de diversas editoras e instituições nacionais.

Para quem é, o que tem e como funciona a plataforma Kobo Plus e_LeYa?

Para os leitores portugueses, muitos dos quais aqui encontrarão a sua primeira experiência de subscrição de livros digitais para ler e para ouvir, a Kobo Plus e_LeYa permitirá que leiam o que lhes apetece, onde e como lhes apetece. O modelo de subscrição da Kobo tem sido visto como uma solução adequada para os diferentes tipos de leitor, dos que lêem vários livros num mês aos que preferem ler uns quantos capítulos antes de escolherem um livro. À portabilidade e facilidade de utilizar dos eBooks, junta-se a versatilidade dos audiolivros e demais conteúdos áudio, que se podem ouvir nas mais diversas situações da vida quotidiana.

Os livros disponíveis na subscrição da Kobo Plus e_LeYa vão das novidades aos bestsellers passando pelos clássicos e pelos livros mais populares de todos os tempos. Um dos pontos mais fortes da plataforma é a qualidade e a variedade dos conteúdos. Tanto se encontrarão livros dos escritores mais conhecidos como de autores novos, a descobrir.

Sendo este um serviço de subscrição de acesso ilimitado, os subscritores poderão ler e ouvir os seus livros as vezes que entenderem. A leitura ou audição de livros e demais conteúdos é feita em streaming, em todos os dispositivos de uso regular, como o computador, o smartphone, ou o tablet, recorrendo a aplicação própria. A leitura pode também ser feita nos dispositivos (ereaders) de leitura de eBooks, como os da Kobo.

O acesso à plataforma pode ser feito através da livraria www.LeYaOnline.com ou do site Kobo.com, e o processo de subscrição é simples. O cancelamento é gratuito e pode ser feito em qualquer altura.

A nova plataforma apresenta três possíveis pacotes de subscrição mensal, a um preço particularmente competitivo: todos os eBooks, a 5,99 Euros por mês; todos os audiolivros, ao mesmo valor; acesso a todos os eBooks e audiolivros, por 7,99 euros por mês. Os pacotes áudio incluem, igualmente, o acesso ao catálogo, em permanente actualização, de originais em áudio, áudio documentários, podcasts, súmulas áudio de grandes livros e uma alargada escolha de áudio-entretenimento em português. A todos os subscritores será oferecido um período experimental gratuito de 30 dias.

A partir de agora ler é também…ouvir

A plataforma Kobo Plus e_LeYa tem nos conteúdos áudio uma das suas vertentes mais relevantes. Aqui se encontram centenas de reportagens áudio – como as do site de jornalismo independente Fumaça -, podcasts – como os da Bruá e os seus populares Psicopatas Portugueses (com Joana Amaral Dias) e Teorias da Conspiração (com Renato Rocha), ou ainda os do jornal Público, da Eleven Sports, ou do literário Ponto Final, Parágrafo. Neste campo encontraremos também os multifacetados conteúdos áudio da RTP.

A grande novidade que a plataforma trará para Portugal será, no entanto, o acesso a um vastíssimo conjunto de audiolivros. Neste domínio destacam-se, por exemplo, as crónicas de António Lobo Antunes e de Lídia Jorge, os romances de Rodrigo Guedes de Carvalho, Francisco Moita Flores, João Pinto Coelho, Domingos Amaral ou Maria João Lopo de Carvalho, os contos de Mia Couto, a poesia de Manuel Alegre, os grandes clássicos como «Amor de Perdição» ou «Os Maias», e, ainda, os livros infantis de Alice Vieira.

Entre os conteúdos áudio disponíveis têm especial importância, pelas suas características didáticas, as súmulas de alguns dos mais importantes clássicos da literatura portuguesa e, ainda, os resumos de algumas das mais populares obras de não-ficção disponíveis em Portugal. Para uma melhor compreensão e contextualização destes livros, a tarefa de gravar os resumos foi atribuída a uma equipa formada por Joana Stichini Vilela, Patrícia Barnabé, Dulce Garcia e Paulo Farinha, profissionais com vasta experiência na área da comunicação social.

O catálogo de áudios inclui, igualmente, gravações de mais de 40 encontros e debates realizados entre 2015 e 2017 no Festival Internacional de Cultura, em Cascais, nos quais participaram personalidades da cultura mundial como David Grossman, Caetano Veloso, Arturo Pérez-Reverte, Arundhati Roy ou Paul Auster.

Milhares de eBooks de editoras de referência

A plataforma Kobo Plus e_LeYa permite aos subscritores o acesso ilimitado, e em streaming, a mais de 3000 eBooks editados por marcas como a Dom Quixote, a Caminho, a ASA, a Oficina do Livro, a Casa das Letras, a Lua de Papel, a Saída de Emergência, a Guerra & Paz, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Alma dos Livros, a Harper Collins, a Harlequin, a Aletheia, a Relógio d’Água, a Atlântico Press, ou o jornal Público. O catálogo, que será enriquecido todos os meses com novas edições, compreende eBooks de ficção e não-ficção de uma grande diversidade de géneros e de autores, portugueses e estrangeiros, dos mais conhecidos do grande público aos que os leitores ali irão descobrir. No vasto catálogo de eBooks em português, os subscritores poderão ler os grandes escritores portugueses e mundiais de todos os tempos - de Gil Vicente a Miguel Torga, de Goethe ou Dostoievksy a William Faulkner.

Entre milhares de grandes eBooks de autores portugueses contemporâneos, tanto se poderão ler obras inesquecíveis como «Memória de Elefante», de António Lobo Antunes, «Os Memoráveis», de Lídia Jorge, ou «Jesusalém», de Mia Couto, como livros de escritores bem conhecidos como Mário Cláudio, Germano Almeida, Rita Ferro ou Pepetela, mas, também, Patrícia Reis, Ondjaki, Afonso Reis Cabral, João Pinto Coelho e Rodrigo Guedes de Carvalho, ou, ainda, Patricia Portela, Maria João Lopo de Carvalho, Tiago Rebelo, Cristina Norton, Francisco Moita Flores e Domingos Amaral. E os leitores que amam a poesia poderão, também aqui, ler autores como Maria Teresa Horta, Manuel Alegre, Nuno Júdice ou António Carlos Cortez.

Na montra de eBooks da plataforma Kobo Plus e_LeYa também está presente a melhor ficção traduzida: do clássico “Duna” de Frank Herbert, às obras completas da Elena Ferrante, Virginia Woolf ou Fiodor Dostoievski, de Arturo Pérez-Reverte a Salman Rushdie, passando por Chimamanda Ngozi Adichie, Zadie Smith, Philip Roth, Haruki Murakami, Amos Oz, David Grossman ou Paul Auster, não faltando os popularíssimos autores românticos como Nicholas Sparks, Julia Quinn, Elizabeth Adler, Madeline Hunter, Sandra Brown ou Lesley Pearse, entre tantos outros. Também os amantes dos melhores policiais e livros de espionagem aqui poderão ler os eBooks de Agatha Christie, Camilla Läckberg, Jo Nesbo ou John Le Carré, assim como os jovens adultos encontrarão John Green, Stephenie Meyer ou Christopher Paolini.

Na área de não-ficção o catálogo de eBooks disponíveis para os subscritores é igualmente vasto e rico, indo dos temas políticos e económicos presentes nos livros de Jaime Nogueira Pinto, Nuno Rogeiro, João César das Neves, Adolfo Mesquita Nunes ou José Milhazes, aos assuntos de Saúde e Educação que se encontram nos trabalhos de Daniel Sampaio, Eduardo Sá ou Nuno Lobo Antunes, passando pela gastronomia e vinhos de Henrique Sá Pessoa, Vitor Sobral, Filipa Gomes ou João Paulo Martins, pela astrologia de Paulo Cardoso e pelo mundo das personalidades da TV como Fernanda Serrano, entre muitas mais.

O catálogo disponível de eBooks de literatura infantil e juvenil vai dos livros de autores como Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira, António Mota, António Torrado ou Ana Saldanha, às inúmeras aventuras do universo de Enid Blyton.

Subscrição: um modelo que está a gerar novos leitores em vários países

Existente em países como o Canadá, a Bélgica ou os Países Baixos, o serviço de subscrição de eBooks Kobo Plus contribuiu para o crescimento dos hábitos de leitura, com todos os benefícios a ela associados. Além de providenciar entretenimento e cultura de forma imediata e personalizada, a subscrição de livros electrónicos provou ser um importante catalisador das vendas de livros, não apenas digitais. Nos mercados onde opera, a Kobo, que lidera também o mercado mundial de audiolivros, verificou que os leitores de livros digitais tendem a tornar-se, também, leitores em outros formatos, concluindo que a audição dos livros, juntamente com o modelo de subscrição de eBooks, favorece os leitores, os autores, os editores, e os demais atores que fazem mover o mundo dos livros. São, também estes, os efeitos esperados da nova plataforma Kobo Plus e_LeYa em Portugal.

A subscrição de livros digitais tem-se revelado, também, um importante aliado da descoberta, por parte de leitores em todo o mundo, de novos livros e novos autores. O facto de providenciar leitura ilimitada, sem compromisso e a um preço baixo, especialmente se comparado com o preço de um ebook ou de um livro normal, leva a que os leitores se cruzem com livros que de outra forma não procurariam ou não encontrariam, e ainda que descubram outros que dificilmente veriam numa visita a uma livraria. A nova plataforma é também uma porta para dar a conhecer as editoras e outras entidades cujas edições digitais ali estão disponíveis.

Nos Países Baixos, foi a entrada da Kobo Plus em 2017 que desafiou os leitores a experimentarem a leitura digital. Estudos efectuados pela Kobo revelaram que 60% dos subscritores do serviço nunca tinham comprado um ebook isolado e que, desde que a Kobo Plus foi lançada naquele pais, a venda de eBooks isolados tem crescido todos os anos em mais de dois dígitos, o mesmo acontecendo com a subscrição, modelo de acesso ao livro no qual a Kobo acredita fortemente e no qual tem apostado. Tal como acontece em outras formas de entretenimento, a subscrição tem encontrado crescente procura em diversos mercados, incluindo em Portugal, onde milhares já subscrevem serviços como a Netflix ou o Spotify, entre outros.

A chegada da Kobo Plus e_LeYa a Portugal, num formato inédito, juntando eBooks e audiolivros, poderá contribuir para que os portugueses leiam mais, podendo também trazer consideráveis benefícios para um setor editorial cujos últimos tempos têm sido verdadeiramente desafiantes.

Sobre a Rakuten Kobo e a LeYa

A Rakuten Kobo Inc. é a única empresa do mundo exclusivamente dedicada aos livros digitais. Propriedade da japonesa Rakuten e sedeada em Toronto, no Canadá, a Rakuten Kobo dá hoje a mais de 38 milhões de leitores em todo o mundo a possibilidade de lerem a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Tendo como missão melhorar o tempo que as pessoas dedicam à leitura, a Rakuten Kobo faz a ligação entre os leitores e as histórias através de uma curadoria atenta e personalizada de eBooks e audiolivros, e recorrendo aos melhores dispositivos e apps de leitura. Focados particularmente na missão de fazer com que a vida dos leitores seja o melhor possível, a plataforma aberta da Kobo permite que as pessoas incluam a leitura em mais momentos das suas vidas atarefadas.

A LeYa é um dos maiores grupos editoriais do mundo de língua portuguesa, reunindo algumas das mais importantes chancelas de edições gerais e escolares de Portugal, desempenhando um papel de grande relevância no âmbito da Educação digital em Portugal, e operando no mercado brasileiro com uma posição de vanguarda na área do e-learning. Tendo passado a publicar, desde 2010, praticamente todas as suas edições nos formatos físico e digital, a LeYa detém e disponibiliza um dos maiores catálogos de eBooks em língua portuguesa do mundo, que agora passam a estar acessíveis, também, através da plataforma Kobo Plus e_LeYa, que vem reforçar a ligação dos portugueses à actividade indispensável que é a leitura.


Sem comentários:

Publicar um comentário