REVISTA LIVROS & LEITURAS

A Revista Livros & Leituras está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

terça-feira, 27 de abril de 2021

Receitas literárias: Ameijoas à Bulhão Pato


Ingredientes:

1 Kg de ameijoas

10 dentes de alho

1 molho de coentros

1 limão

100 ml de vinho branco

Azeite

1 folha de louro

Sal

Pimenta branca

 

Preparação:

Numa frigideira, deve picar os alhos e refugá-los em azeite. Pode logo nesse instante colocar a folha de louro e um pouco de sal grosso (o sal é uma preciosa ajuda para que o alho não queime com facilidade). Adicione de seguida o vinho branco e tempere com pimenta. Deixe evaporar um pouco para libertar o álcool. Adicione as ameijoas e tempere com o limão. Dois minutos depois, deve adicionar os coentros picados. Misture-os bem às ameijoas. Mais 2 minutos e estão prontas a ir para a mesa.

História:

Toda a gente já ouviu falar das célebres e boas “Ameijoas à Bulhão Pato”, porém a maior parte não sabe que Bulhão Pato foi um excelente poeta português. Convido-vos a procurarem no Google alguns dos seus poemas. São fabulosos.

Sabia que a mediatização desta forma de confecionar as ameijoas se deve a Almeida Garrett, um grande amigo do Bulhão Pato? 

Reza a história que um dia Almeida Garrett e Alexandre Herculano foram jantar a casa do Bulhão Pato. Este terá confecionado as ameijoas desta forma, o que levou Garrett a ficar maravilhado com a iguaria. Sem perder tempo, o autor de “Viagens na Minha Terra” terá dito: “Estas ameijoas são mesmo boas. A partir de hoje, vão chamar-se Ameijoas à Bulhão Pato”. Ao que este terá respondido: “Espero que para o futuro não seja apenas recordado pelas minhas ameijoas”. 

Infelizmente para a lírica portuguesa, o poeta Bulhão Pato só é conhecido pelas suas ameijoas.

 

Nota: As “Receitas Literárias” serão também publicadas no meu blog de receitas (Chef Mário):

 http://chefemario.blogspot.com

Sem comentários:

Publicar um comentário