REVISTA LIVROS & LEITURAS

A Revista Livros & Leituras está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

sábado, 1 de maio de 2021

Cinema Literário: O Rapaz do Pijama às Riscas


Este drama em tempo de guerra é, essencialmente, uma história de inocência num mundo de ignorância. Um filme muito duro. Completamente impróprio para quem tem as emoções junto à franja. O seu título original é "The Boy in the Striped Pyjamas". Trata-se de um filme de Mark Herman e tem nos principais papeis Asa Butterfield; Zac Mattoon O´Brien e Domonkos Németh. O filme data de 2008 e pode ser visto no HBO Portugal.

Sinopse do filme:

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã vai viver para perto de Auschwitz, pois o pai é um agente nazi. Bruno, o filho de oito anos, aborrecido por não ter ninguém com quem brincar naquele região despovoada, começa a explorar as redondezas e acaba por se tornar amigo de um rapaz, com um pijama às riscas, que vive do outro lado de uma vedação de arame farpado. Uma amizade que, a cada aproximação, se tornará mais e mais perigosa.

Sinopse do livro:

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

O livro foi escrito por John Boyne e editado em Portugal pela ASA.

Sem comentários:

Publicar um comentário