REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, desde 2009 à distância de um clique...www.revistalivroseleituras.com...Atualizações diárias no Facebook, Instagram e Twitter...Quem não lê, não quer saber!...

sexta-feira, 14 de maio de 2021

MemoryBook: Biografia de um Inspetor da PIDE

 

Irene Flunser Pimentel, vencedora do Prémio Pessoa em 2007 e uma grande historiadora portuguesa, possui já uma vasta obra publicada pela Esfera dos Livros. Depois de “Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial” e de “Mocidade Portuguesa Feminina” surge esta “Biografia de um Inspetor da PIDE”, que explora os meandros da vida e da personalidade de Fernando Gouveia, um agente de repressão do Estado Novo, inspetor-adjunto e técnico superior da Direção Geral de Segurança aquando da Revolução de 1974. Era um dos homens mais temidos pelo Partido Comunista Português, pois conhecia como ninguém os seus métodos, a forma de atuação dos seus militantes e dirigentes clandestinos.

Fernando Gouveia viveu, até ao último dos seus dias, a revolver o passado, consumido com a queda do regime que sempre apoiou ideologicamente e sempre serviu. A investigação da autora baseou-se no arquivo da PIDE / DGS e nas memórias publicadas pelo próprio em 1979. O leitor poderá, com esta obra, penetrar nos meandros e métodos da polícia política e ainda conhecer a história da resistência do PCP desde os anos 30.

Sem comentários:

Enviar um comentário