REVISTA LIVROS & LEITURAS

A Revista Livros & Leituras está nos quatro cantos do mundo...Estamos também nas redes sociais...Atualizações a qualquer instante no Facebook, Instagram e Twitter...

domingo, 2 de maio de 2021

MemoryBook: O Cisne Negro


Afinal, o que sabemos nós acerca do que não sabemos? É a resposta a estas questões que o autor Nassim Nicholas Taleb procura dar ao leitor em “O Cisne Negro”. Partindo do princípio que o inesperado é possível, podendo estar oculto e invisível, devemos esperá-lo a qualquer momento. Temos, por isso, de estar preparados para qualquer situação. Por outro lado, nem sempre o inesperado é mau. 

Com efeito, “a maioria dos descobrimentos revolucionários é fruto de acontecimentos fortuitos e imprevisíveis, mais do que do planeamento”, afirma o autor. O mundo moderno está, assim, dominado pelo improvável e pela incerteza como riquezas repentinas, terramotos, guerras, ataques terroristas ou flutuações nos mercados financeiros. Taleb confirma que temos de “aprender a conviver de forma positiva com o inesperado, preparar as nossas empresas e profissionais para isso”. 

Não fazer projeções acima dos cinco anos, aceitar as coisas como elas são, fazer exercícios de preparação para os possíveis inesperados e ter em mente os seus possíveis prejuízos ou benefícios. São estas as principais recomendações deixadas nesta obra de referência das Publicações Dom Quixote.

Sem comentários:

Publicar um comentário