REVISTA LIVROS & LEITURAS

REVISTA LIVROS & LEITURAS, desde 2009 à distância de um clique...www.revistalivroseleituras.com...Atualizações diárias no Facebook, Instagram e Twitter...Quem não lê, não quer saber!...

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Presos Por Um Fio

 


“Presos Por Um Fio” é uma obra de Nuno Gonçalo Poças que nos remete para Portugal e as FP-25 de Abril. Paulo Portas, autor do prefácio, resume em poucas palavras esta obra publicada pela Casa das Letras: “Muitos anos depois, Nuno Gonçalo Poças, revisitou com profissionalismo este lugar envergonhado da nossa história recente.”

Aqui, encontramos toda a verdade sobre as FP-25 de Abril com revelações e documentos novos.

Os mais velhos ainda se lembrarão o que se passou no dia 20 de abril de 1980. Nesse dia, várias cidades portuguesas acordaram com o rebentamento de vários petardos. Do céu ou sabe-se lá de onde caíram, um pouco por todo o lado, milhares de papéis com uma mensagem: “Manifesto ao povo trabalhador”. Além da frase, podia-se também visualizar um símbolo – Uma estrela acompanhada de uma metralhadora. Era um sinal à população que acabara de chegar a violência política armada das FP-25 de Abril. Esta associação terrorista matou duas dezenas de pessoas, feriu muita gente inocente, assaltou bancos, destruiu propriedades, arruinou famílias e roubou empresas.

Aqui, estamos perante um excelente trabalho de investigação que vem resgatar do esquecimento coletivo a trágica tentativa de impor - pela força das armas e do terror - ao povo português um projeto político.

Este interessante estudo histórico conta, pela primeira vez, toda a verdade sobre as FP-25 de Abril. O livro é também uma chamada de atenção para como uma outra vez na história contemporânea portuguesa forças de extrema-esquerda passaram do combate político ao extermínio físico daqueles que considerava seus inimigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário